Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de janeiro de 2020, 11h00

Paulo Guedes aguarda ‘timing’ para nova CPMF e afia a faca para passar no Sistema S

As propostas fazem parte do ideário de Guedes desde antes de assumir o ministério no governo Jair Bolsonaro, mas pela impopularidade das medidas elas devem ser tocadas em um futuro próximo

Paulo Guedes com a bancada da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Foto Albino Oliveira / Ascom / Ministério da Economia)

Coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, afirma que o ministro da Economia, Paulo Guedes, aguarda o “timing” político para criar um novo imposto, aos moldes da CPMF, para taxar operações financeiras digitais e afia o facão para destruiri o Sistema S, que engloba sindicatos patronais, como o Sesc, Sesi e Senai.

As propostas fazem parte do ideário de Guedes desde antes de assumir o ministério no governo Jair Bolsonaro, mas pela impopularidade das medidas elas devem ser tocadas em um futuro próximo. A nova taxa, por exemplo, só deve entrar em pauta no último ano do governo.

Sobre o sistema S, Guedes tem dito a interlocutores que a faca está sendo afiada, mas não será passada já. Por enquanto, o ministro vai desviando o orçamento das associações empresariais aos poucos, para órgãos como a Embratur e o Instituto Nacional de Propriedade Industriais (INPI).

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum