O que o brasileiro pensa?
24 de março de 2019, 11h53

Paulo Peto quer fazer delação premiada e preocupa “caciques” tucanos

Apontado como arrecadador de propinas do PSDB, o ex-diretor da Dersa foi condenado a uma pena de 27 anos e oito dias de prisão

Foto: Agência Câmara

A cúpula do PSDB paulista está receosa com a intenção de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, operador dos tucanos em São Paulo. Preso em fevereiro pela terceira vez, o ex-diretor da Dersa está procurando advogado para fazer delação premiada, de acordo com informações de Lauro Jardim, para O Globo.

“Se fechar mesmo, fará um strike no PSDB paulista. Seu amigão Aloysio Nunes, contudo, tende a ser preservado até aonde Paulo Preto conseguir”, diz o colunista.

Apontado como arrecadador de propinas do PSDB, Paulo Preto foi condenado a uma pena de 27 anos e oito dias de prisão. Conforme a sentença da juíza federal Maria Isabel do Prado, sete anos terão, necessariamente, de ser cumpridos em regime fechado.

O operador foi acusado pelo Ministério Público Federal em São Paulo de ter fraudado licitações e participado de formação de cartel em obras do Rodoanel e do Sistema Viário Metropolitano de São Paulo.

Licitações

Segundo a denúncia apresentada em agosto passado, durante o período em que exerceu o cargo de diretor de Engenharia da Dersa, entre 2007 e 2010, no governo José Serra (PSDB), Paulo Preto se reunia com os empresários para combinar quem ganharia as licitações das obras.

Ele também é réu em outro processo que tramita em São Paulo, que trata de desvios de R$ 7,7 milhões em reassentamentos do Rodoanel Sul.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum