PDT adia lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes

Metade dos 25 deputados federais do PDT tende a apoiar a candidatura de Lula à presidência da República, enquanto um terço segue a favor de Ciro

Ciro Gomes (Foto: Reprodução/YouTube)
Escrito en POLÍTICA el

A direção nacional do PDT anunciou, nesta terça-feira (11), o adiamento do lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. O partido alega que a decisão foi motivada pelo avanço da variante Ômicron da Covid-19.

No entanto, circula nos bastidores políticos que a candidatura de Ciro pode não acontecer. Metade dos 25 deputados federais do PDT tende a apoiar a candidatura de Lula (PT) à presidência da República, enquanto um terço segue a favor de Ciro e acha cedo para tomar decisões com base em pesquisas eleitorais.

pressa entre parte da bancada do partido na Câmara dos Deputados para definir se Ciro, cuja candidatura desidratou principalmente com a entrada de Sergio Moro (Podemos) na disputa, será o nome principal da legenda na corrida ao Palácio do Planalto.

Os descontentes com o desempenho do vice-presidente do PDT querem que o partido defina a situação no máximo até o final de fevereiro ou meados de março. A direção pedetista, porém, acha esse período cedo, pois a corrida eleitoral tende a esquentar ou tomar sua forma entre abril e maio, com coligações já desenhadas.

Oficialmente, o PDT pretendia lançar a pré-candidatura Ciro ao Palácio do Planalto durante a convenção nacional do partido, em 21 de janeiro, mas o avanço da Ômicron teria feito a sigla adiar o lançamento, ainda sem data definida.

Partido adia lançamento da pré-candidatura, mas mantém convenção

O curioso é que, apesar de ter adiado o lançamento da pré-candidatura de Ciro, o PDT decidiu manter a convenção, que acontecerá de forma virtual, segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

A executiva nacional do PDT decidiu, ainda, adiar as festividades pelos 100 anos de Leonel Brizola. O partido havia programado para dia 22 de janeiro a inauguração de uma estátua do político gaúcho na sede do partido em Brasília.