PDT chama atitude do PCO de “vergonhosa” em nota e clama por unidade

Partido condenou em nota ataques de pessoas com camisetas do PCO a militantes do PSDB nas últimas manifestações realizadas no sábado, em São Paulo

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em nota assinada por Antonio Neto, presidente do PDT de São Paulo e presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), emitida na manhã desta terça-feira (6), o partido condenou os ataques de pessoas com camisetas do PCO a militantes do PSDB nas manifestações realizadas no último sábado (3), em São Paulo.

De acordo com a nota, “o impeachment e o fim do Governo Bolsonaro é a grande prioridade de todos os democratas que têm compromisso com o país. É por isso que os trabalhistas estão ao lado do povo nas ruas pelo Fora Bolsonaro. É urgente a ampliação do movimento com setores que se comprometam com o impeachment desse presidente corrupto e genocida.

“É preciso garantir a segurança de todos e coibir as vergonhosas atitudes dos militantes do PCO (Partido da Causa Operária) que geraram violência e ódio no último ato”, diz ainda a nota.

A nota acrescenta ainda que “o mais grave é ver a satisfação e endosso das atitudes covardes por parte dos dirigentes do PCO. Atitudes que não foram isoladas e se repetiram em outros estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro”.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Nota do PDT de São Paulo e da CSB sobre os ataques do PCO no ato do dia 3

O INIMIGO É JAIR BOLSONARO

Companheiros da Coalizão Negra por Direitos, Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, Centrais Sindicais, Partidos Políticos e demais organizações,

O Brasil vive uma tragédia. Bolsonaro e seu Governo miliciano atacam a democracia, a Constituição e o direito à vida no Brasil. Já são mais de 520 mil irmãs e irmãos brasileiros que padeceram na pandemia.

O impeachment e o fim do Governo Bolsonaro é a grande prioridade de todos os democratas que têm compromisso com o país. É por isso que os trabalhistas estão ao lado do povo nas ruas pelo Fora Bolsonaro. É urgente a ampliação do movimento com setores que se comprometam com o impeachment desse presidente corrupto e genocida.

Não há mais tempo para vaidades, tampouco para sectarismos. Mas não basta apenas garantir a participação desses grupos nos atos, é preciso ir além. É preciso garantir a segurança de todos e coibir as vergonhosas atitudes dos militantes do PCO (Partido da Causa Operária) que geraram violência e ódio no último ato.

O PDT São Paulo se solidariza com a nossa presidente da Juventude Socialista, Amanda Salgado, que foi alvo dos ataques misóginos do PCO. Assim como nos solidarizamos com a militância do PSDB e com os dirigentes da Rede Sustentabilidade e da Força Sindical que foram alvos do sectarismo raivoso.

O mais grave é ver a satisfação e endosso das atitudes covardes por parte dos dirigentes do PCO. Atitudes que não foram isoladas e se repetiram em outros estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro.

É urgente que as entidades organizadoras do ato repudiem essa violência e afastem esse grupelho da organização do próximo ato. Não podemos tolerar extremismos nem atitudes típicas daqueles que estamos na luta para derrotar.

Nós trabalhistas não vamos abaixar nossas bandeiras e esconder nossas referências e líderes. Também não vamos ceder o verde e amarelo aos fascistas por causa de um grupelho que se diz de esquerda. Unidade na luta! Democracia sempre!

FORA BOLSONARO!

Antonio Neto

Presidente do PDT São Paulo e Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)

Carmen Silva

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (5), a líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC), Carmem Silva, contou mais detalhes da briga que envolveu militantes do PSDB, do PCO e do MTSC durante o ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em São Paulo, no último sábado (3).

“Eu sou contra todo e qualquer ato de violência. Tinha, mais ou menos, uns 30 manifestantes com camisetas do PCO, tinhas três mulheres no meio e era pessoas preparadas para a briga. Uma com uma bag cheia de pedras, cheia de bexigas com água, goiaba podre, eram pessoas preparadas para o confronto”, conta Silva.

“Fui surpreendida com uma bandeira, com militantes do PSDB. Eu chamei o meu pessoal e disse ‘vamos recuar um pouco e deixar o PSDB passar’ e disse que não queria que tirassem fotos com a gente na frente com a bandeira do PSDB atrás. E no que eu estou recuando com as pessoas eu vejo dois militantes nossos apanhando de militantes do PCO. Era a Bianca apanhando e o Felipe e eu fui tirar os dois”, Relata Silva.

Notícias relacionadas