Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de junho de 2019, 07h40

Pecado Venial: FHC subestima conluio de Moro e procuradores

"É pecado venial, não é mortal", diz FHC ao minimizar conteúdo das conversas divulgadas entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol na Vaza Jato

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso minimizou as conversas vazadas entre o ex-juiz federal Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. Para FHC, que Moro não queria melindrar, há um “exagero natural” nas conversas da Vaza Jato.

“É pecado venial, não é mortal. Eu acho que o Sergio Moro, enquanto juiz, era natural que conversasse com um ou com outro. Não podemos supor que as pessoas viviam num laboratório abstrato. As pessoas têm relações e podem até, nas conversas pessoais, exagerar, e isso não ser apropriado diante daquilo que se olha na sociedade”, afirmou o ex-presidente a Giuliana Miranda, da Folha.

Sobre o diálogo em que Moro critica Dallagnol por envolver FHC na Lava Jato para não “melindrar alguém cujo apoio é importante”, o ex-presidente também disse não ver nada demais. “A meu respeito não tem nada. O que ele disse é uma coisa de consideração apenas, sem envolver nada. Até porque não há nenhuma acusação contra mim, nunca houve”, afirmou.

O ex-presidente saiu em defesa de Moro logo no início dos vazamentos do The Intercept, alegando que não via nenhuma irregularidade. Para Glenn Greenwald, isso mostra que  o “plano de Moro” funcionou. “FHC é grato a Moro,como deveria ser. Assim que publicamos nossas primeiras exposições #VazaJato, FHC foi um dos primeiros a defender Moro e a Lava Jato. A gratidão de FHC é compreensível“, considerou o editor do The Intercept Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum