Perseguição no caso Allan dos Santos: delegada responsável por extradição é exonerada

Silvia Amélia era diretora do DRCI e é delegada da PF; clima no órgão é de apreensão com temor de novas demissões

Allan dos Santos e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A delegada Silvia Amélia Fonseca de Oliveira, foi exonerada pela Casa Civil, nesta quarta-feira (10), do cargo de Diretora de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional no Ministério da Justiça. Silvia Amélia é a responsável por dar andamento ao pedido de extradição do blogueiro bolsonarista, Allan dos Santos.

A exoneração da delegada levantou a suspeita de perseguição. Há no órgão o temor de que ocorrerão novas demissões. Estão na mira coordenadores da DRCI e também a assessora internacional, Georgia Diogo.

O clima no local é de apreensão já que nada do gênero foi visto na unidade há muito tempo. Até o momento, ainda não foi escolhido o substituto da delegada e o cargo de diretor adjunto está vago.

Delegada da PF

Silvia Amélia, que é delegada da Polícia Federal, tem mestrado em relações internacionais e é especializada em cooperação internacional e trabalhou como auditora estrangeira na Escola Nacional Superior de Polícia da França. Na PF, coordenou a área de cooperação internacional e foi diretora-executiva substituta. A demissão de Silvia Amélia é assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Além de tratar de processos de extradição, o DRCI também comanda as cooperações jurídicas com outros países, em investigações que envolvem troca de informações sobre transações financeiras, por exemplo.

Extradição tratada de forma técnica

Há duas semanas, o ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que a extradição de Allan dos Santos seria tratada de “forma técnica” pela pasta. “É um assunto que vai ser tratado de uma forma técnica, observando os critérios legais, o que pode ser feito e o que não pode ser feito”, afirmou o delegado no fim de outubro, em entrevista ao lado de Jair Bolsonaro.

Ilegal no país

Allan dos Santos está nos Estados Unidos (EUA) ilegalmente. O blogueiro foi alvo de um pedido de prisão preventiva determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde é investigado nos inquéritos das milícias digitais e da organização de atos antidemocráticos.

O blogueiro escapou para os EUA em agosto de 2020, quando já era investigado em inquéritos do STF. Mensagens obtidas pela CPI da Covid indicam que o blogueiro teve despesas bancadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).