Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de dezembro de 2019, 08h54

Pesquisa aponta que 23,7% dos paulistanos nunca se informam sobre política

“Os resultados mostram que há uma relação forte entre educação política e apreço à democracia”, afirma diretor do instituto

Pesquisa do Instituto Sivis sobre a confiança dos moradores da cidade de São Paulo nas instituições democráticas, publicada nesta quinta-feira (5), aponta que 23,7% dos paulistanos nunca se informa sobre política.

O levantamento faz parte do Índice de Democracia Local de São Paulo, metodologia do Instituto Sivis que pesquisa e edita publicações de aprimoramento da cultura democrática no Brasil.

Pedro Veiga, diretor-executivo do Sivis, diz que mais de 40 pesquisadores ajudaram na concepção do índice que deu nota final de 5,67 – num espectro de 0 a 10 – para a qualidade da democracia em São Paulo. Segundo ele, a nota não é boa, mas destaca que a diferença de resultado entre diferentes eixos – processo eleitoral recebeu 7,91 e participação política recebeu 4,14.

“Os resultados mostram que há uma relação forte entre educação política e apreço à democracia”, afirma Pedro. Entre os cidadãos que afirmaram que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo, independentemente das circunstâncias, 68,1% afirmaram já ter feito cursos sobre o funcionamento do sistema político brasileiro.

A pesquisa, que é parte do índice, entrevistou 2417 residentes de São Paulo e a margem de erro é de 2%. As perguntas avaliaram critérios como participação política, conhecimento das instituições públicas e apoio à democracia.

A confiança em instituições também foi medida. 42,2% afirmaram confiar nas Forças Armadas, 34,4% nas polícias e 28,1% no Poder Judiciário. Os partidos políticos têm a menor confiança: 5,8%, resultado próximo a levantamentos do tipo de todos os institutos nos últimos anos

A pesquisa completa estará disponível no site do instituto a partir das 8h30 desta quinta-feira: sivis.org.br.

Com informações do Estadão


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum