Atlas: Lula cresce, Bolsonaro cai e Moro aparece em 3º

Levantamento mostra ainda que Lula venceria todos os potenciais adversários em um eventual segundo turno

Lula amplia vantagem em nova pesquisa eleitoral para a presidência (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa eleitoral sobre a presidência feita pelo Atlas Político, divulgada nesta terça-feira (30), mostra que Lula (PT) segue na liderança e ampliou sua vantagem com relação ao segundo colocado, que é Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, Lula, que na última pesquisa do instituto tinha 40,6% das intenções de voto, cresceu 2,2 pontos percentuais e chegou a 42,8%. Já Bolsonaro fez o movimento contrário: tinha 34,5% das intenções de voto e sofreu uma queda de 3 pontos percentuais, constando agora com 31,5%.

Esse é o primeiro estudo do Atlas Político considerando a candidatura de Sergio Moro, que se filiou recentemente ao Podemos para concorrer ao Palácio do Planalto. O ex-juiz tomou o terceiro lugar na corrida que antes era de Ciro Gomes (PDT) e aparece com 13,7% das intenções de voto, enquanto o pedetista teve queda de 1,7 pontos percentuais e agora consta na quarta posição, com 6,1%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que venceu recentemente as prévias de seu partido, vem na sequência, com 1,7% das intenções de voto (queda de 1,4 pontos percentuais com relação ao último levantamento). Fecham a lista o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com 0,9%, e Felipe d'Ávila (Novo), que tem 0,1%. Votos em branco, nulo ou eleitores indecisos representam 3,2%.

Segundo turno

A pesquisa Atlas Político mostra ainda que, se as eleições fossem hoje, Lula venceria qualquer um dos possíveis candidatos citados em um eventual segundo turno.

Se o adversário de Lula fosse Bolsonaro, o petista venceria o atual presidente com 50,5%, contra 36% do chefe do Executivo. 13,5% dizem que votarão em branco ou nulo, ou ainda não decidiram.

Contra Moro, Lula venceria com 46,4%, enquanto o ex-juiz marca 29,2%. A soma dos indecisos, brancos e nulos representa 24,4%.

Confira abaixo outras simulações de segundo turno.