Pesquisa CNT indica que Lula pode vencer no primeiro turno

Ao mesmo tempo em que o ex-presidente subiu, Bolsonaro caiu, enquanto Moro e Ciro disputam o terceiro lugar

Lula em palestra na Science Po, em Paris (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) divulgada nesta quinta-feira (16) indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno. De acordo com o levantamento, ele subiu de 41,3%, em julho, para 42,8%, agora em dezembro, nas intenções de voto, o que dá 50,5% dos votos válidos.

Dentro da margem de erro que, de acordo com a metodologia, é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança, Lula pode ter a maioria dos votos já na primeira rodada.

Ao mesmo tempo em que Lula subiu desde o último levantamento da CNT, o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu de 26,6% para 25,6%.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro lugar, com 8,9%, enquanto Ciro Gomes (PDT) caiu para 4,9%. Em julho, ambos estavam empatados na terceira colocação, com 5,9%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registrou 1,8%, sendo o quinto colocado.

Segundo Turno

Já no segundo turno, Lula venceria todos os outros candidatos. Contra Bolsonaro, ele teria 52,7% das intenções de voto contra 31,4%.

A pesquisa também avaliou as disputas de Lula com Moro e Doria. O ex-juiz tem 27,4% das intenções e o tucano, 14,7%.

Além de Lula, Bolsonaro perderia também para Ciro Gomes (38,6% das intenções de voto do pedetista contra 33,4% do atual presidente) e Sergio Moro (33,8% contra 30,4%).

Bolsonaro ganharia apenas de Doria. O governador de São Paulo tem 25,2% das intenções de voto para presidente em uma possível disputa em segundo turno contra Bolsonaro, que tem 34,8%.

Veja a íntegra da pesquisa aqui.

Temas