Pesquisa no Rio aponta Paes líder e Crivella com imensa rejeição

Ex-prefeito recebeu 27,3% das intenções de votos, seguido por Martha Rocha, com 16, 8%, e Marcelo Freixo, com 14,4%; índice de rejeição de Marcelo Crivella atinge 70%

Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Paraná Pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (16), sobre o cenário eleitoral no Rio de Janeiro, indica que, por enquanto, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) tem a maioria das intenções de voto na disputa pela prefeitura em 2020.

Paes (DEM) foi lembrado por 27,3% dos eleitores, enquanto Martha Rocha (PDT) aparece em segundo, com 16,8%, e Marcelo Freixo (PSOL) soma 14,4% das intenções do eleitorado, em terceiro lugar.

O atual prefeito, Marcelo Crivella (PRB), surge apenas na quarta colocação, com 13,2%. Vale destacar que a taxa de rejeição de Crivella é altíssima, chegando a 70%.

O instituto averiguou o índice de aprovação do atual prefeito. O resultado foi catastrófico para ele: 72% dos cariocas desaprovam sua gestão; mesmo entre evangélicos, 56% o desaprovam; entre católicos, a desaprovação a Crivella chega a 79%; entre pessoas sem religião, 86% o desaprovam.

No quesito “potencial eleitoral”, o melhor desempenho é de Eduardo Paes: 16,5% dos entrevistados afirmaram votar nele “com certeza”, e mais 33,6% declararam que “poderiam votar nele”; no total, o potencial de votos ficou em 50,1%; a rejeição de Paes é de 48,8%.

Martha Rocha surge com 8,4% de votos “com certeza” e 37,3% de votos possíveis, totalizando um potencial de 45,7%; a candidata do PDT tem rejeição de 40,5%.

Freixo aparece também com 8,4% de votos “com certeza” e mais 27% de votos possíveis, totalizando 35,4% de votos em potencial; a rejeição a ele chega a 60,1%.

Nomes como Alessando Mollon e Clarissa Garotinho não ultrapassaram os 5% das intenções de votos e 15,7% dos eleitores ainda não sabem em quem votar ou não querem votar.

Na pesquisa espontânea, 75% ainda não sabem em quem votar.

O levantamento abrangeu os eleitores do município do Rio de Janeiro com 16 anos ou mais. Foram ouvidas 1.002 pessoas, entre os dias 11 e 15 de outubro.

Bolsonaro e Witzel

A pesquisa também apontou que a aprovação do governo de Jair Bolsonaro entre cariocas é de 50%, contra 45% de desaprovação. Já a administração do governador Wilson Witzel é aprovada por 48% e desaprovada por 47%.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.