Pesquisa para prefeitura de São Paulo é excelente para Boulos e Bruno Covas

Tucano está em segundo nas intenções de voto, e só é superado por Russomanno, que costuma perder fôlego durante suas campanhas. Candidato do PSOL é o melhor colocado da esquerda

Guilherme Boulos, Celso Russomanno e Bruno Covas (foto: montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Neste domingo (22), faltando sete meses do primeiro turno das eleições municipais – caso elas não sejam adiadas pela crise do coronavírus –, o Estadão publicou uma pesquisa realizada pelo Ibope, junto com a Associação Comercial de São Paulo, que mostra números muito favoráveis ao atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), em sua tentativa de se manter no cargo, e ao líder social Guilherme Boulos (PSOL).

Quem lidera por enquanto é o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos), com 24%. Porém, seu histórico de perder fôlego na reta final das campanhas é um sinal que favorece as candidaturas que o seguem, como a de Covas, que tem 18% das intenções de voto.

O neto de Mário Covas, que herdou o cargo do agora governador João Dória, tem uma confortável vantagem sobre o terceiro colocado, que é Márcio França (PSB), com 9%.

Quem também aparece bem é Guilherme Boulos, melhor candidato da esquerda na pesquisa, com 6%. Joga a seu favor o fato de que a candidatura do PT, com Jilmar Tatto, aparece com apenas 2%.

O que complica Covas é o seu índice de rejeição, o maior entre os candidatos, com 35%. Russomanno é o segundo mais rejeitado, com 29%, e Boulos o terceiro, com 22%.

A deputada federal Joice Hasselman (PSL) é a quarta mais rejeitada, com 21% – em intenção de voto a favor, ela está empatada com a candidatura do PT, partido que ela tanto odeia, com 2%.

A pesquisa entrevistou 1001 pesssoas e foi realizada entre os dias 17 e 19 de março. A mergem de erro é de 3% para mais ou menos.