Pesquisa PoderData confirma movimento do Datafolha: Lula tem 15% a mais do que Bolsonaro no segundo turno

Levantamento vai de encontro a outras pesquisas recentes que apontam Lula com o candidato com mais vantagem sobre o atual presidente

Lula e Bolsonaro - Foto: ReproduçãoCréditos: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Poucas horas após pesquisa Datafolha mostrar que o ex-presidente Lula venceria Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2022 com ampla vantagem, o site Poder 360 divulgou, na noite desta quarta-feira (12), um levantamento que aponta a mesma tendência.

No estudo PoderData, o petista soma 50% das intenções de voto em um eventual segundo turno, contra 35% do atual presidente - uma diferença de 15 pontos percentuais. A pesquisa Datafolha, divulgada pouco antes, mostra uma vantagem ainda maior do ex-metalúrgico: 55%, contra 32% do atual titular do Planalto - uma diferença de 23 pontos percentuais.

Segundo a nova pesquisa, Lula é o virtual candidato com mais chances de derrotar Bolsonaro no segundo turno, visto que o único que também poderia vencer o presidente, mas com uma diferença menor, é Luciano Huck: o apresentador de TV soma 46% das intenções de voto, contra 38% do ex-militar.

Leia também: Lula já abocanha eleitorado de Bolsonaro e tem 35% entre os evangélicos, contra 34% do presidente

Todos os outros possíveis postulantes ao Planalto, de acordo com o PoderData, perderiam ou empatariam com Bolsonaro. Em uma disputa com Ciro Gomes (PDT), o presidente tem 41%, contra 38% do pedetista. Já se o segundo turno fosse entre Bolsonaro e João Doria (PSDB), o ultradireitista venceria com 42%, enquanto o tucano soma 32%.

Confira, abaixo, todas as simulações de segundo turno feitas pela pesquisa.

  • Bolsonaro (35%) x Lula (50%)
  • Bolsonaro (38%) x Huck (46%)
  • Bolsonaro (41%) x Ciro (38%)
  • Bolsonaro (42%) x Doria (32%)
  • Bolsonaro (38%) x Moro (37%)
  • Bolsonaro (40%) x Mandetta (37%)
  • Lula (37%) x Huck (33%)

A pesquisa PoderData contou com 2.500 entrevistas feitas em todo o país entre os dias 10 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.