Pesquisa XP-Ipespe: Bolsonaro chega a 48% de ruim e péssimo

O presidente ainda atingiu o mais alto índice de desaprovação desde o início do mandato

Jair Bolsonaro (Foto: Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do Ipespe divulgado pela XP Investimentos nesta segunda-feira (5) mostra que o presidente Jair Bolsonaro segue em uma trajetória forte de piora de sua avaliação. Segundo a pesquisa, o Ruim/Péssimo do mandatário já alcança quase metade da população.

Os números mostram que, em 31 de março, 48% consideram o governo como Ruim ou Péssimo, 24% como Regular e apenas 27% como Bom/Ótimo. Em 11 de março, eram 45% os que avaliavam o governo negativamente.

A desaprovação do presidente chegou a 60% - um salto de 4 pontos percentuais -, índice mais alto desde o início do governo, enquanto a aprovação atinge apenas 33%. Além disso, o levantamento mostra que 65% acreditam que a economia vai no caminho errado, 55% afirmam estar com muito medo do surto do novo coronavírus,

O avanço da rejeição do presidente aproxima a avaliação registrada no pior cenário, 50%, em abril de 2020.

A piora acontece em um momento de avanço drástico da pandemia de Covid-19, com quase 4 mil mortes diárias, e de retomada dos direitos políticos do ex-presidente Lula. A pesquisa, inclusive, coloca Lula à frente de Bolsonaro já no primeiro turno pela primeira vez.

Pesquisa Fórum

Os dados trazidos pelo levantamento dialogam com os da 8ª Pesquisa Fórum/Offerwise. No levantamento, o Ruim/Péssimo de Bolsonaro chegou a 49,5% e o Bom/Ótimo caiu para menos de 30% pela primeira vez na série histórica. Confira aqui.