Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de abril de 2019, 10h56

Pesquisadores identificam 4,9 mil robôs pró-Bolsonaro atuando nas redes sociais

Dos vinte perfis “campeões” em postagens pró-Bolsonaro no período analisado, a ferramenta Botometer, usada pelos pesquisadores, detectou seis falsos, mas outros nove apresentaram comportamento típico de contas automatizadas: publicaram dezenas de tuítes sobre o mesmo assunto em poucas horas e em seguida ou silenciaram ou reduziram drasticamente o número de postagens

Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)

Um levantamento realizado pelo NetLab, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), a pedido da revista Veja, identificou cerca de 4,9 mil robôs que atuam compartilhando publicações e atuando em favor de Jair Bolsonaro (PSL) nas redes sociais.

Segundo reportagem de Maria Clara Vieira, nesta sexta-feira (5), entre os dias 21 e 29 de março cerca de 30.000 perfis foram responsáveis pela propagação de 18 hashtags bolsonaristas, segundo o levantamento.

Dos vinte perfis “campeões” em postagens pró-Bolsonaro no período analisado, a ferramenta Botometer, usada pelos pesquisadores, detectou seis falsos, mas outros nove apresentaram um comportamento típico de contas automatizadas: publicaram dezenas de tuítes sobre o mesmo assunto em poucas horas e em seguida ou silenciaram ou reduziram drasticamente o número de postagens.

Os pesquisadores também analisaram os 60.000 retuítes feitos pelos usuários analisados e perceberam indícios de robotização nessa rede de compartilhamentos.

Além disso, chama atenção o fato de os perfis mecanizados atuarem intensamente nas primeiras horas após o começo de alguma “polêmica”, de forma a garantir que o assunto chegue em poucos minutos ao topo do Twitter.

O @Vnia60277636, segundo perfil com maior número de mensagens de apoio ao presidente no período analisado, tinha acabado de ser criado, no mesmo mês de março, e já havia publicado 11.400 tuítes até o final do levantamento. Na última semana, foram 5.000.

Detalhe: “Vânia” está entre os perfis que escaparam da varredura do Botometer. Outra característica é o curto tempo de “vida” dos usuários – ao longo das três semanas de levantamento, 620 contas foram deletadas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum