Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de janeiro de 2019, 09h47

Petição para indicação de Lula ao Nobel da Paz termina hoje. Veja como assinar aqui

Nos últimos dias, o abaixo-assinado deu um grande salto e já conta com mais de 540 mil assinaturas

(Foto: Ricardo Stuckert)

Esta quinta-feira (31) é o último dia para a assinar a petição indicando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Prêmio Nobel da Paz. Entre os motivos para a indicação estão sua ação como presidente para retirar 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza e tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU. Nos últimos dias, o abaixo-assinado deu um grande salto de quase 100 mil e já conta com mais de 540 mil assinaturas.

Quem idealizou a candidatura de Lula foi o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel. A atuação do ex-presidente em relação às políticas sociais motivaram Esquivel. “O Nobel para Lula ajudará a fortalecer a esperança de poder continuar construindo um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida”, disse.

Esquivel ganhou o prêmio em 1980, após esforços em defesa dos direitos humanos, durante sua luta contra ditaduras em toda a América Latina. Como premissa para poder receber o Nobel da Paz, o comitê de julgamento ressalta: “Pessoa que fez a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz”.

O abaixo-assinado para que seja efetivada a candidatura de Lula já passa de 480 mil assinaturas. Entretanto, são válidas para o comitê avaliador assinaturas de um grupo específico de pessoas: membros de assembleias nacionais e governos nacionais soberanos; membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia; membros do Institut de Droit Internacional; professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; reitores e diretores universitários; diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa; pessoas que receberam o Prêmio Nobel da Paz; membros da diretoria principal de organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz; e membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel.

O Nobel da Paz é um dos maiores reconhecimentos do mundo. Entre os ganhadores, é possível destacar nomes como o da paquistanesa militante pelo direito à educação Malala Yousafzai, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, o líder palestino Yasser Arafat, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, a ativista pela paz na Índia, Madre Tereza de Calcutá, e o ativista dos direitos civis nos Estados Unidos Martin Luther King Jr.

Se você tem site ou blog, divulgue o banner e link do manifesto em seu site https://goo.gl/uAPs4S

Só tem Facebook? Não tem problema. Fizemos uma capa bem bacana para você divulgar o seu apoio a campanha https://goo.gl/UdhpvA

Quer enviar para os seus contatos do Whatsapp? É só compartilhar o card com o link do manifesto. https://goo.gl/rSaRUy

Não esqueça de enviar o link do Manifesto https://goo.gl/5n93a2


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum