Petistas lançam manifesto contra chapa Lula-Alckmin: "Golpista neoliberal"

Documento contra Alckmin é assinado por ex-presidentes do PT, como Rui Falcão e José Genoino

Alckmin e Lula em seu primeiro encontro oficial, no jantar do grupo Prerrogativas. Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Um manifesto lançado por petistas insatisfeitos com a possível entrada de Geraldo Alckmin (ex-PSDB) como vice na chapa presidencial do ex-presidente Lula já possui mais de 500 adesões na plataforma Avaaz. Entre os insatisfeitos estão figuras de expressão no partido, como os ex-presidentes Rui Falcão e José Genoino. Nesta segunda-feira (10), o Solidariedade oficializou convite para a filiação de Alckmin, buscando garanti-lo na vice de Lula mesmo sem o PSB.

O "Manifesto contra a chapa Lula-Alckmin" aponta que "Alckmin participou e apoiou publicamente toda esta operação golpista e neoliberal" e "tem uma longa trajetória de combate às posições nacionais, democráticas, populares e desenvolvimentistas".

O grupo pede que a escolha do vice aconteça em um encontro nacional do PT e que a pessoa seja "de total confiança política e sem nenhum vínculo com o golpismo e o neoliberalismo, sob qualquer de suas formas".

Alckmin é comparado a Temer

"Absolutamente nada indica que entregar a vice a um golpista neoliberal seja necessário para ganhar as eleições", aponta manifesto, em uma comparação entre Alckmin e o ex-presidente Michel Temer (MDB), artífice do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

O manifesto ainda critica "atos cometidos nos governos de Alckmin contra os trabalhadores em geral, contra os servidores públicos, contra a saúde e a educação, contra a segurança pública, contra negros e negras, contra jovens e estudantes, contra os moradores da periferia, contra o meio ambiente".

Rui Falcão aponta "erro estratégico"

Em entrevista à jornalista Cynara Menezes, no blog Socialista Morena, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), criticou abertamente a possível composição com Alckmin.

“É um erro estratégico brutal. Além de tudo, para quem quer uma campanha aguerrida, passa um simbolismo negativo colocar um anestesista na vice. Não tem nenhum empresário que tenha se manifestado em favor dessa chapa. Nesta área em que Alckmin atrairia simpatias, ninguém se manifestou em favor de Lula", afirmou Rui Falcão.

Freixo defende composição de Lula com Alckmin

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), líder da Oposição na Câmara, defende a composição. Durante entrevista ao Fórum Onze e Meia, Freixo afirmou que “Alckmin é completamente diferente de Temer, não tem o mesmo perfil, longe disso". "Acho que os partidos vão ter essa compreensão. Se você me perguntar a chapa que eu adoraria, poderia citar cinco, seis, que não teríamos nenhuma polêmica, mas precisamos derrotar o bolsonarismo”, frisou o deputado.

“Em termos de estratégia, trazer a terceira via para dentro da primeira possibilita uma vitória mais consolidada, quem sabe no primeiro turno, o que seria ideal, na minha opinião”, disse ainda.

Temas

PT