PF faz buscas no apartamento de Blairo Maggi em Brasília

Ação foi realizada por solicitação da Procuradoria-Geral da República, porque ex-governador do Mato Grosso disse, em delação premiada, que o ministro da Agricultura participou de esquema de corrupção.

Escrito en POLÍTICA el
Ação foi realizada por solicitação da Procuradoria-Geral da República, porque ex-governador do Mato Grosso disse, em delação premiada, que o ministro da Agricultura participou de esquema de corrupção. Da Redação* Mais um homem forte do governo de Michel Temer (PMDB) se vê em situação delicada. A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (14), mandado de busca e apreensão no apartamento do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ex-governador de Mato Grosso. A ação dos agentes federais ocorreu em um condomínio na Asa Sul, zona nobre de Brasília. Em depoimento de seu acordo de delação premiada, o ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), acusou Blairo Maggi de participar de um esquema de corrupção no estado.

Silval relatou ao Ministério Público Federal que o senador Cidinho Santos (PR-MT) prometei ajuda de Blairo, do atual governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), e do senador Wellington Fagundes (PR-MT) para que ele não fizesse delação premiada. O acordo acabou sendo feito e foi homologado pela Justiça. A colaboração premiada de Silval Barbosa foi homologada em agosto, pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na delação, Silval Barbosa contou à Procuradoria-Geral da República (PGR) como funcionava o esquema de corrupção no governo de Mato Grosso. O delator foi vice-governador no segundo mandato de Blairo – de 2007 a 2010. Em 2010, Silval assumiu o governo mato-grossense, quando Blairo Maggi se desincompatibilizou do Executivo estadual para concorrer ao Senado. No mesmo ano, o delator foi reeleito.

Silval Barbosa foi preso exatamente há dois anos, em 14 de setembro de 2015, acusado de recebimento de propina na distribuição de incentivos fiscais. Ele permaneceu quase dois anos na cadeia, mas foi autorizado a ficar preso em regime domiciliar em junho deste ano.

*Com informações do G1 Foto: Reprodução/TV Globo