Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de setembro de 2019, 18h58

PF indicia prefeito tucano de São Bernardo por corrupção e pede seu afastamento

Orlando Morando (PSDB) é acusado de desvios de recursos públicos em sua gestão como prefeito de São Bernardo do Campo (SP)

Orlando Morando (Arquivo)

A Polícia Federal indiciou, nesta terça-feira (10), o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando (PSDB), por corrupção passiva e fraudes em licitações. Além do tucano, outras 15 pessoas foram indiciadas.

De acordo com a Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, Morando, enquanto prefeito, se utilizou da Fundação ABC, que presta serviços de educação e saúde na cidade, para abrigar empresas de alimentação com contratos que chegam a R$37 milhões.

Para os investigadores, o esquema foi estabelecido pelo prefeito para desviar recursos públicos.

O relatório da PF, que pede o afastamento de Morando, aponta que o tucano nomeou para presidir a Fundação ABC um dos membros da suposta organização criminosa que constituiu. O escolhido pelo prefeito para o comando da fundação, depois, contratou a empresa de alimentação do próprio genro pra prestar serviços nos hospitais administrados pela entidade, que é comandada pelas três prefeituras do ABC paulista.

Durante as investigações que resultaram no relatório em que a PF pede o afastamento de Morando e o indicia por corrupção, o prefeito tucano negou aos investigadores que houve fraude nas contratações ligadas à Fundação ABC.

*Com CBN 

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum