PGR propõe que Daniel Silveira use tornozeleira eletrônica

Medidas em relação ao deputado ainda incluem que ele fique longe da sede do STF e tenha circulação restrita a endereços indicados pela Justiça

Daniel Silveira, do PSL-RJ (Foto Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

A Procuradoria Geral da República (PGR) quer que, se tiver a prisão revogada, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) seja monitorado por tornozeleira eletrônica. A proposta, chamada juridicamente de cota, foi encaminhada nesta quarta-feira (17) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, o documento ainda pede que Silveira mantenha distância das instalações do Supremo e tenha sua circulação restrita a endereços indicados pela Justiça, como sua casa e seu local de trabalho.

O parlamentar bolsonarista foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes por ter publicado um vídeo em que faz ataques e acusações aos ministros do STF e apologia ao AI-5. Para Medeiros, tais ameaças justificam o pedido de que ele fique longe do prédio do Supremo.

Denúncia

A cota foi encaminhada ao STF pela PGR junto com denúncia contra Silveira por ataques verbais e ameaças aos ministros da Corte.

Na peça, o vice-procurador-geral lista as acusações contra o bolsonarista: praticar agressões verbais e graves ameaças contra ministros do STF para favorecer interesse próprio, em três ocasiões; incitar o emprego de violência e grave ameaça para tentar impedir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário, por duas vezes; e incitar a animosidade entre as Forças Armadas e o STF, ao menos uma vez.

A peça lembra que Silveira é alvo de inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos em 19 de abril do ano passado. Desde que passou a ser investigado, segundo a denúncia, o apoiador de Jair Bolsonaro (sem partido) adotou como tática proferir agressões verbais e ameaças aos ministros do STF nas redes sociais. Na avaliação de Medeiros, essa estratégia tinha como objetivo intimidar os magistrados que o julgariam.