PIB cresce 1,2% no primeiro trimestre, diz IBGE

No entanto, a Despesa de Consumo das Famílias caiu 1,7%. Segundo o IBGE, esse resultado pode ser explicado pelo aumento da inflação e reflexos da pandemia que afetaram negativamente o mercado de trabalho

Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no primeiro trimestre, em comparação com os últimos três meses do ano passado.

Frente ao mesmo trimestre de 2020, o PIB apresentou crescimento de 1,0%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em março de 2021, o PIB caiu 3,8%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Os números registram taxas positivas na Agropecuária (5,7%), Indústria (0,7%) e Serviços (0,4%).

No entanto, a Despesa de Consumo das Famílias caiu 1,7%. Segundo o IBGE, esse resultado pode ser explicado pelo aumento da inflação e reflexos da pandemia que afetaram negativamente o mercado de trabalho, reduzindo o número de ocupações e a massa salarial real.

Entre as atividades industriais, o avanço foi puxado pelas Indústrias Extrativas (3,2%). Também registraram taxas positivas a Construção (2,1%) e a Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,9%). O único desempenho negativo se deu nas Indústrias de Transformação (-0,5%).

Temas