Fórumcast #20
31 de agosto de 2018, 09h23

PIB se mantém estável de novo e Brasil do golpe não retoma crescimento

A indústria caiu 0,6% no segundo trimestre, ante os primeiros três meses do ano

Foto: Marcelo Casal Jr /Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou apenas 0,2% no segundo trimestre do ano, refletindo a fraca atividade econômica no País. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A greve dos caminhoneiros, no fim de maio e início de junho, foi um dos fatores determinantes para o resultado ruim, de acordo com especialistas.

O resultado ficou dentro da pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast com 49 instituições. As estimativas variavam entre retração de 0,62% a alta de 0,50%, com mediana de crescimento de 0,10% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Desindustrialização

O IBGE mostrou que a indústria caiu 0,6% no segundo trimestre, ante os primeiros três meses do ano. Os serviços tiveram uma leve alta, de 0,3%, e a agropecuária também ficou no zero a zero.

Olhando o PIB pela demanda, os investimentos recuaram 1,8%, ante o primeiro trimestre do ano, afetados pela quebra da confiança de empresários, que retomava lentamente após a saída da recessão.

Veja também:  Bolsonaro ameaça Luciano Huck com financiamento de jatinho pelo BNDES

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum