Entrevista exclusiva com Lula
03 de dezembro de 2019, 09h29

PIB tem crescimento mais fraco e mais lento que a expectativa do começo do ano

A ligeira aceleração da recuperação da economia, entre julho e agosto, foi puxada pelo consumo das famílias e pelo investimento privado

Foto: Marcelo Casal Jr /Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,6% no 3º trimestre, na comparação com o 2º trimestre, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora em ritmo ainda fraco e mais lento do que se esperava no começo do ano, a ligeira aceleração da recuperação da economia, entre julho e agosto, foi puxada pelo consumo das famílias e pelo investimento privado.

“Em relação a igual período de 2018, o crescimento foi de 1,2%. No acumulado em quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2019, o PIB registrou crescimento de 1,0%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB cresceu 1,0%, em relação a igual período de 2018”, informou o IBGE.

A projeção feita pela agência Bloomberg sobre o desempenho da economia estimava um crescimento de 0,4%, na relação com o segundo trimestre deste ano, e de 1% na relação com o mesmo período do ano passado.

O PIB é uma medida da produção de bens e serviços em um país em um determinado período. Sua expansão é utilizada como sinônimo de crescimento da economia.

Coim informações da Folha e do G1


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags