Pleiteando o Planalto, Doria tem confiança de apenas 8% da população de SP, diz Datafolha

Governador paulista, que registra reprovação de 38% no estado, tem índice de desconfiança parecido com o de Jair Bolsonaro

Doria usa camiseta Bolsodoria na campanha 2018 (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

Um dos nomes que que pretendem se lançar como "terceira via" na eleição presidencial de 2022, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não tem credibilidade em seu próprio estado. É o que aponta nova pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (19).

Segundo o levantamento, apenas 8% da população paulista afirma confiar sempre nas declarações do tucano. Outros 48% dizem que confiam "às vezes" em Doria, enquanto 44% não confiam nunca.

A mesma pesquisa mostrou ainda que a rejeição ao governador paulista é alta no estado. A reprovação ao seu governo atinge a marca de 38%, enquanto aqueles que aprovam representam 24%. Outros 38% avaliam a administração do tucano como regular.

O estudo do Datafolha contou com 2.034 entrevistas em todo o estado de São Paulo feitas entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Desconfiança em Bolsonaro é recorde

O prestígio de Doria não difere muito ao de Jair Bolsonaro. Números revelados pelo Datafolha nesta sexta-feira (17) mostram que houve um recorde na desconfiança do presidente.

Ao serem questionados sobre a confiança no discurso do chefe do Executivo, 57% afirmaram que nunca confiam nas suas palavras. O número representa um recorde de desconfiança de Bolsonaro. Em julho, esse percentual estava em 55%.

Os que disseram sempre confiar foram 15% enquanto 28% às vezes confiam.

Não é de hoje que Bolsonaro é alvo de críticas por difundir informações falsas. Esta semana, inclusive, o presidente chegou a defender a disseminação de mentiras. “Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha pra namorada? Se não contasse, a noite não ia acabar bem. Eu nunca menti para a dona Michelle. Hoje em dia, o fake news morre por si só, não vai pra frente”, declarou.

Bolsonaro sofreu baixa também na avaliação do governo e segue perdendo do ex-presidente Lula por ampla margem nas projeções eleitorais.