Polícia Federal identifica Carlos Bolsonaro como responsável por milícia digital

Jair Bolsonaro cobrou Maurício Valeixo por informações sobre a investigação, que é sigilosa e conduzida em inquérito no STF

Foto: Reprodução/FacebookCréditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal identificou o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, como um dos responsáveis pela milícia virtual que dispara fake news nas redes sociais. A investigação do caso é conduzida de forma sigilosa em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Carlos Bolsonaro ironiza investigação da PF sobre milícia virtual: “Piada completa”

O envolvimento do filho do presidente nas investigações evidencia o caráter político do pedido de exoneração de Maurício Valeixo do comando da PF pelo presidente, o que levou à demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça nesta sexta-feira (24).

De acordo com a Folha de S.Paulo, Bolsonaro de fato cobrou informações sobre as investigações do filho a Valeixo, que teria resistido aos pedidos do presidente.

Para o lugar de Valeixo, Bolsonaro escolheu o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, amigo de Carlos Bolsonaro. De acordo com a Folha, foi o próprio vereador que convenceu o presidente a escolher Ramagem para a PF.

Trocar o diretor da PF, portanto, foi uma das investidas de Bolsonaro para abrir caminho para informações da investigação do Supremo, ou ainda trocar o grupo de delegados responsáveis pelo caso na organização.

A PF também investiga a participação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, irmão de Carlos, no esquema de disparo de fake news contra adversários nas redes sociais.