Policiais militares são mais afeitos ao bolsonarismo do que agentes de outras polícias, aponta estudo

Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 41% dos praças da PMs interagem com páginas ligadas a Bolsonaro nas redes

Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública está realizando uma ampla pesquisa com o objetivo de conhecer melhor quem são, o que pensam e no que acreditam os agentes das polícias Federal, Militar e Civil. O estudo completo deve ser publicado no final de 2020, mas um levantamento divulgado no mês de agosto antevê parte dos resultados.

O mapeamento de 879 profissionais de segurança mostra que os oficiais da Polícia Militar são os mais afeitos ao bolsonarismo, principalmente os praças - patentes mais baixas (soldados, cabos sargentos e subtententes).

Neste grupo, são 41% os que interagem com páginas bolsonaristas, sendo 25% com páginas bolsonaristas radicais. Entre os oficiais da PM, 35% apresentam interações com páginas bolsonaristas, sendo 17% radicais. Além disso, outros 6% dos profissionais da Polícia Militar demonstraram apoio a causas sociais e aos direitos humanos.

Polícia Civil

Já na Polícia Civil, são 7% os delegados que interagem em ambientes bolsonaristas - 4% radicais - e 10% funcionários de outras carreiras - 4% radicais. A Civil registrou o maior índice de apoio a pautas sociais e aos DH entre as três corporações: 12%.

Polícia Federal

Entre os policiais federais, 12% dos delegados marcam presença em ambientes bolsonaristas - 4% radicais -, enquanto profissionais de outros postos da PF aparecem com 13% de interação - 6% radicais. Na PF, 3% se manifestaram em favor dos direitos humanos e de causas sociais.

PM mais "violenta"

Entre as conclusões apresentadas pelo estudo está a de que "público relacionado a Polícia Militar reagiu favoravelmente a ações policiais mais
violentas numa escala, em média, 3 vezes maior do que o público das corporações da Polícia Federal e Civil".

Além disso, os PMs aparecem com mais intensidade contra a pauta LGBTI e somente profissionais da Polícia Civil se engajaram com a pauta de combate ao racismo no Brasil.

STF e Congresso Nacional

Outro dado apresentado é o de manifestações em favor do fechamento do STF e do Congresso Nacional. 12% dos PMs se manifestaram a favor da ação, 7% dos civis e 2% dos federais.

Confira aqui o levantamento na íntegra