Fórumcast #20
14 de setembro de 2018, 09h37

Policial arromba Centro Acadêmico em Campos: “o mandado sou eu”, denuncia Lindbergh Farias

A denúncia é do senador Lindbergh Farias, de acordo com relato de professora

Lindbergh Farias. Foto: Lula Marques/Agência PTPT

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) denunciou em sua conta no Twitter, nesta sexta-feira (14), o que ele chama de um “show de autoritarismo” do TRE e da PF em Campos. Um policial, motivado por uma “denúncia anônima” de campanha ilegal dentro da Universidade Federal Fluminense (UFF), arromba com um chute a sala do Centro Acadêmico e abre o armário de uso dos estudantes.

“Relato de professora da UFF revela um show de autoritarismo e arbitrariedade do TRE e da PF em Campos: motivados por uma ‘denúncia anônima’ de campanha ilegal dentro da faculdade, policial arromba com um chute a sala do Centro Acadêmico e abre o armário de uso dos estudantes.”

Veja também:  Conselho de Ética instaura processo contra o deputado Boca Aberta por quebra de decoro

O senador conta ainda que o policial encontrou meia dúzia de adesivos guardados nos armários, apreende o material e dá voz de prisão a um professor que protestou contra a ação do policial.

“Lá dentro, encontra meia dúzia de adesivos (repito: guardados no armário dos estudantes), apreende o material, dá voz de prisão a um professor que protestou contra o absurdo da ação, anota nome e documento dos estudantes presentes e proíbe o uso de adesivos! É um disparate!”

Ainda de acordo com o relato de Lindbergh, ao ser questionado se tinha mandado, o policial respondeu: “o mandado sou eu”.

“Para o policial que comandou a ação bizarra, com direito a arrombamento de porta e ‘não tenho mandado? O mandado sou eu!’quando questionado sobre a busca e apreensão, as pessoas não podem usar adesivo! Até onde sei, os corpos não se enquadram em ‘bens públicos e de uso comum’.”

Ao final, o senador se solidariza com os professores, técnicos e estudantes e diz ser muito preocupante “essa escalada de autoritarismo”.

“É muito preocupante esta escalada de autoritarismo, de completo desrespeito à democracia e aos direitos das pessoas. Minha solidariedade aos professores, técnico-administrativos e estudantes da UFF-Campos!”

Veja também:  Esquerda se divide e acordo para exploração comercial de Alcântara é aprovado em comissão

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum