Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de maio de 2019, 16h17

Por organização criminosa e obstrução de Justiça, Temer vira réu pela sexta vez

MP acusa Temer de, entre outros pontos, ter instigado o empresário Joesley Batista a pagar “vantagens indevidas” ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB)

Foto: Lula Marques/Agência PT

Marcus Vinícius Reis Bastos, juiz federal em Brasília, determinou que Michel Temer (MDB) vire réu pela sexta vez. O emedebista vai responder agora por organização criminosa junto com os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, e por obstrução de Justiça.

Primeiramente, a denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Durante o mês de abril, a acusação foi confirmada pelo Ministério Público Federal (MPF), em Brasília.

O MP acusa Temer de, entre outros pontos, ter instigado o empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, a pagar “vantagens indevidas” ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB), para que o ex-deputado não fechasse acordo de delação premiada.

Requisitos

“A denúncia se fez acompanhar de documentos que lhe conferem verossimilhança”, ressaltou Bastos. Ele considerou que a denúncia preenche os requisitos para se transformar em ação penal e determinou que os três réus apresentem defesa por escrito em dez dias.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum