Por unanimidade, Alesp suspende Fernando Cury após assédio sexual contra Isa Penna

Deputado perderá o mandato por seis meses. "Que hoje fique registrado na história da luta feminista a palavra resistência", celebrou a parlamentar

Fernando Cury - Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (1º), suspender temporariamente o mandato do deputado Fernando Cury (Cidadania) por 180 dias. A decisão ocorre após o parlamentar assediar sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL).

O tempo de suspensão, que equivale a seis meses, foi o mesmo sugerido pelo relator do caso no Conselho de Ética, deputado Emidio de Souza (PT). Antes, o plenário estava discutindo a pena branda de 119 dias. Ao todo, 86 deputados votaram.

"Cury merecia ser cassado, mas essa punição aprovada é um avanço diante do que estava sendo votado anteriormente e da agressão sofrida pela Deputada Isa Penna", avalia Emidio.

Em dezembro de 2020, uma câmera de segurança da Alesp flagrou quando o deputado passou a mão no seio da parlamentar no plenário, em um abraço por trás, durante a votação do orçamento do estado para 2021. Com a suspensão de Cury, quem deve assumir em seu lugar é o ex-deputado Padre Afonso (PV), que integrava a coligação que elegeu o deputado em 2018.

Isa Penna celebrou a decisão nas redes sociais. "Que hoje fique registrado na história da luta feminista a palavra resistência", escreveu no Twitter.

https://twitter.com/IsaPennaPsol/status/1377746100103303169