Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de julho de 2019, 16h10

Por que Vermelho, filiado ao DEM, voltou ao Twitter com Lula Livre e vazou dados de Moro ao Glenn?

Os tuítes que teriam sido publicados em Araraquara (SP) aparecem na rede social como se estivessem sendo feitos de Brasília desde o dia 15 de julho

Walter Delgatti Neto, o Vermelho (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

No enxame de informação que tem sido divulgado nos últimos dias após a prisão do hacker, tem causado estranheza a presença no Twitter do suposto hacker de Araraquara, Walter Delgatti Netto, conhecido como ‘Vermelho”.

A pergunta que não quer calar: por qual motivo Walter voltou ao Twitter e, filiado ao DEM, começou a tuitar sobre o PT, Lula Livre e vazou as informações para o jornalista Glenn Greenwald? Faz algum sentido?

Desculpe, para mim não.

A Revista Fórum antecipou em texto no blog do Rovai que Delgatti ficou desde 2011 sem usar essa rede social e voltou no dia 27 de maio deste ano, pouco antes do juiz Sérgio Moro anunciar que seu celular havia sido invadido, o que ocorreu no dia 4 de junho, com um comportamento completamente diferente do que tinha antes.

No seu retorno, Delgatti voltou “Lula Livre”. E passou a republicar matérias do 247, DCM, Fórum, Carta Capital, The Intercept e de políticos como Paulo Pimenta e Margarida Salomão, ambos do PT. A questão é que Delgatti é filiado ao DEM e no seu Instagram, que é fechado, a frase de destaque é uma crítica a Dilma.

Ainda ontem, Fórum também publicou com exclusividade reportagem do colunista Cleber Lourenço em que uma ativista de esquerda relatou que foi procurada por Delgatti no Instagram e que ele buscava lhe passar informações exclusivas do caso Vaza Jato, dizendo-se amigo de Gleen Greenwald.

São tantas incongruências nessa história dos supostos hackers que todo jornalista esperto deve ficar atento ao desenrolar desse novelo. E, convenhamos: hackers que não se dão ao trabalho de esconder o próprio endereço IP e que usam Windows 10 minam ainda mais a credibilidade dessa narrativa.

É o momento que volto ao questionamento do início desse texto: faz algum sentido a conta de um filiado ao DEM postar Lula Livre anos após não usar a ferramenta às vésperas do ministro Sérgio Moro anunciar que havia sido “haqueado”? Não faz.

Todos têm direito à defesa, mas é preciso coerência no discurso. E o que se apresenta até agora, nada faz sentido.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum