Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de dezembro de 2019, 21h30

“Posso fazer mais por vocês preso do que Bolsonaro na presidência”, diz Lula em Natal com catadores

O ex-presidente lamentou o crescimento da desigualdade durante evento de solidariedade natalina

Divulgação

Durante o Natal Solidário dos Catadores de Material Reciclável e População de Rua, neste sábado (21), no Sindicato dos Bancários de São Paulo, no centro de São Paulo (SP), o ex-presidente Lula celebrou o fato de poder participar do evento deste ano e criticou o governo de Jair Bolsonaro. Lula mantém uma tradição de participar de eventos natalinos de solidariedade e marcava presença até mesmo durante o período que ocupava a presidência da República.

“Tenho muito orgulho de estar aqui livre para participar do Natal dos catadores e da população de rua. Se ao invés de estar aqui eu estivesse jogando golfe, certamente uma parte da elite não tivesse tanto ódio de mim”, iniciou sua fala. “Eu posso fazer mais por vocês mesmo estando preso na Polícia Federal do que o Bolsonaro na presidência. Se a pessoa não governa com o coração, ela não vai entender as necessidades do povo. Essas pessoas não sabem o que é passar fome, não ter onde morar”, afirmou.

O ex-presidente criticou ainda a política econômica do presidente Jair Bolsonaro, que vê como positivo o aumento do preço de alimentos como a carne vermelha. “Não adianta falar que a bolsa tá em alta, se o povo não consegue comprar 1kg de carne”, criticou Lula. Ele ainda lamentou o aumento no número de pessoas que teve que morar nas ruas para sobreviver.

Lula ainda fez questão de criticar a gestão do PSDB em São Paulo e lembrou do período em que Fernando Haddad era prefeito da capital paulista. “A gente pensou que o Haddad seria bem tratado porque ele era de classe média. Apanhou o mandato inteiro”, disse o ex-presidente em crítica à imprensa. O ex-prefeito estava presente no local, ao lado do vereador Eduardo Suplicy, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020, e do ex-ministro Gilberto Carvalho.

Natal de 2018

No Natal do ano passado Lula estava preso e uma grande vigília natalina foi realizada pelo Acampamento Lula Livre, em frente à Superintendência da Polícia Federal. “O tempo deles vai passar e a verdadeira mensagem de Jesus, um marceneiro que foi perseguido pelos vendilhões do templo, pelos soldados e pelos promotores dos poderosos, vai continuar a ecoar em cada Natal: uma mensagem de amor, fraternidade e esperança”, disse em carta publicada na ocasião.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum