#Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de outubro de 2019, 21h45

Prefeitura de Guarulhos censura exposição com fotos de protesto contra Bolsonaro

Pedido para a retirada das imagens foi feita pelo próprio prefeito do município

O Centro Municipal de Educação Adamastor, em Guarulhos-SP, recebe uma exposição do coletivo Fotógrafas Guarulhenses. Uma decisão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSB) fez com que cinco fotos que estava na mostra fosse retiradas do local. As imagens mostravam as manifestações de mulheres contra Jair Bolsonaro, em 2018.

Em um áudio que circulou em grupos de Whatsapp da cidade, o prefeito aparece falando com o subsecretário de cultura do município para que as fotografias não fossem mais expostas. “Fazer uma menção contra um governo federal que acabou de começar? Cara, é um absurdo. Vocês têm dez minutos para retirar isso, tudo que faça menção às questões políticas, partidárias, nominais, eu quero fora. Entendeu?”, disse Gustavo.

O coletivo disse nas redes sociais que não foi informado previamente sobre a decisão do prefeito e ressaltou que a exposição não tem viéis político, mas que busca mostrar o universo feminino através das fotografias.

Por meio de nota a prefeitura de Guarulhos reforçou a decisão do prefeito. “Ao saber que na exposição havia um conjunto de quadros de caráter político-partidário, o prefeito determinou que somente esses fossem retirados imediatamente, já que o Centro Municipal de Educação Adamastor é um espaço público inapropriado para manifestações de cunho político”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum