Prefeitura de Manaus organiza motociata de Bolsonaro

Prefeitura anunciou apoio logístico a evento que em outras capitais foi acusado de ter tom de comício eleitoral

Jair Bolsonaro em motociata de São Paulo (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estará em Manaus (AM) na próxima sexta-feira (16). Na agenda oficial, aparece a entrega de apartamentos no conjunto habitacional Manauara II na sexta, além da participação em uma motociata no sábado. A prefeitura da capital amazonense anunciou em seu site oficial que atua no apoio logístico do presidente durante sua visita.

De acordo com o texto, “além da inauguração do conjunto habitacional Manauara II, o presidente irá participar de uma “motociata” a ser realizada no sábado, 17/7, nas ruas de Manaus. É esperado que mais de 50 mil motociclistas participem do evento, incluindo Estados vizinhos, como Roraima e Rondônia, que devem comparecer, por meio de seus representantes”.

“A Prefeitura de Manaus ficará responsável pela logística da ‘motociata’. Durante este percurso será necessário o apoio com água, banheiro e mobilidade, por meio de toda a estrutura municipal. A prefeitura irá atuar de forma que o evento seja realizado da melhor maneira possível”, afirmou o secretário da Casa Militar.

Rio de Janeiro

O líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Elvino Bohn Gass (PT-RS), anunciou logo após a motociata no Rio de Janeiro que a legenda vai protocolar representação no Tribunal de Contas da União (TCU) para que sejam levantados todos os gastos do presidente Jair Bolsonaro durante viagem ao Rio de Janeiro. O ato teve tom de comício eleitoral.

“O direito à manifestação é garantido pela Constituição, mas não o uso de dinheiro público para fazer ato político em tom de comício, muito menos fora de época de campanha eleitoral”, afirma o parlamentar.

São Paulo

Sâmia e Melchionna também protocolaram outros dois requerimentos de informações, em junho, pedindo explicações da prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), e do governo do estado, comandado por João Doria (PSDB), sobre os possíveis gastos públicos no apoio de segurança e trânsito à “motocada” que Jair Bolsonaro realizou na capital paulista no dia 12 de junho.

O evento, com claro tom político, contou com cerca de 6.600 motociclistas e houve desrespeito aos protocolos sanitários contra a disseminação do coronavírus, como aglomeração e não uso de máscara de proteção. Durante o trajeto, houve registro, inclusive, de um acidente com um dos motociclistas.

Já é sabido, por exemplo, que a prefeitura de São Paulo liberou mais de R$75 mil para a realização da “motocada”. O despacho liberando o dinheiro para o evento está no Diário Oficial do Município (DO) que foi publicado no mesmo dia, horas antes do ato.

No requerimento, que também é assinado pela vereadora Luana Alves (PSOL-SP), as deputadas destacam que o evento, de tom político, não é legal e nem deveria ter apoio da gestão municipal ou estadual para sua realização. “O estado de São Paulo não pode financiar atos políticos do presidente Bolsonaro, que tem promovido aglomerações, descumprido as medidas de proteção contra a Covid e fazendo propaganda eleitoral antecipada”, afirmam.

MP investiga organizadores

Ministério Público de São Paulo (MP-SP) decidiu instaurar inquérito civil contra os organizadores da motocada.

O objetivo é apurar a responsabilidade por descumprimento de protocolos sanitários de segurança contra o coronavírus, como falta da utilização de máscaras.

Segundo a promotoria, as investigações podem resultar na proposta de uma ação civil pública.

O inquérito foi instaurado por Arthur Pinto Filho, promotor de Justiça, contra o empresário Jackson Vilar e demais organizadores e lideranças, que serão posteriormente identificados.

O presidente, três ministros e seis deputados que participaram foram multados em R$ 552 por não usarem máscara de proteção durante o trajeto.

Notícias relacionadas