Prefeitura do Rio promove inauguração das comemorações do Centenário Leonel Brizola

Brizola completaria 100 anos no próximo sábado; um documentário produzido por Silvio Tendler será lançado

Eduardo Paes, Leonel Brizola Neto e André Ceciliano participam da inauguração das comemorações do Centenário Leonel Brizola | Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
Escrito en POLÍTICA el

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), promoveu nesta quarta-feira (19) a inauguração das comemorações do centenário do ex-governador Leonel Brizola ao lado da Associação Cultural Leonel Brizola, no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. No evento, foram exibidos trechos do documentário de autoria do cineasta e historiador Sílvio Tendler sobre o ex-governador.

"Se sou prefeito do Rio, se me inspirei a gostar de política como instrumento de transformação, foi por inspiração do Leonel Brizola. Muito jovem fui tocado pelo movimento das Diretas Já e a figura do Brizola na eleição de 1982, a primeira que acompanhei, quando tinha 12 anos", disse o prefeito no evento.

"Contem com a Prefeitura do Rio para que a memória do Brizola possa ser lembrada e que possa inspirar outras gerações", completou Paes, que elogiou a luta de Brizola pelos mais pobres, pela educação e pela democracia.

Um teaser do documentário de Silvio Tendler foi exibido nesta quarta. "Fico muito feliz de ter sido convidado e ter tido a confiança da família Brizola para fazer esse documentário. Prometo me empenhar ao máximo para contar, com toda a grandeza, a história de Leonel Brizola", disse o cineasta. A produção é feita em parceria com a RioFilme.

A Associação Cultural Leonel Brizola, presidida pelo ex-vereador Leonel Brizola Neto (PT), também vai realizar outras atividades para celebrar o centenário do ex-líder político. Entre as ações previstas está a digitalização do acervo audiovisual do ex-governador em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

"Devemos homenagear todos os dias os nossos mestres. Hoje, nesta manhã, estamos reunidos para homenagear e celebrar esse herói da pátria brasileira. Estou com uma emoção contraditória. Por um lado, de estarmos aqui recuperando a memória do Brizola para que não caia no esquecimento. E, por outro, a profunda tristeza da sua ausência. Eu tenho saudade do meu avô, mas tenho mais saudade ainda do político e da prática política de Leonel Brizola", disse Leonel Brizola Neto.

Leonel Brizola

Leonel Brizola completaria 100 anos no próximo sábado (22). Um dos principais herdeiros políticos de Getúlio Vargas e referência no PTB original, Brizola liderou em 1961 a Campanha da Legalidade com o objetivo de permitir a posse do presidente João Goulart

A exitosa campanha colocou o então governador do Rio Grande do Sul como um dos favoritos para as eleições de 1965. O pleito não ocorreu em razão do golpe militar, que forçou a ida de Brizola para o exílio, no Uruguai. Na volta, fundou o PDT e governou o Rio de Janeiro por dois mandatos. Brizola morreu em 2004.