Presidente do PSOL repudia agressão de vereador a Verônica Lima, que cobra providências

A vereadora do PT abriu boletim de ocorrência contra o parlamentar do PSOL após sofrer agressão verbal, intimidação e ataques machistas e lesbofóbicos

Montagem
Escrito en POLÍTICA el

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, se posicionou nesta quinta-feira (8) contra a agressão verbal lesbofóbica feita pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) contra a vereadora Verônica Lima (PT), ambos integrantes da Câmara de Niterói. A parlamentar abriu boletim de ocorrência após sofrer agressão verbal, intimidação e ataques machistas e lesbofóbicos do colega de Parlamento.

"A agressão lesbofóbica cometida pelo vereador do PSOL Paulo Eduardo Gomes é intolerável. Expresso minha total solidariedade à vereadora Verônica Lima em nome da executiva nacional do nosso partido. Vamos discutir, em conjunto com a direção do PSOL Niterói, as medidas cabíveis", escreveu Medeiros em seu Twitter.

A parlamentar agradeceu a mensagem e cobrou medidas do partido. "Aprecio a solidariedade, Juliano. Diante da nota do PSOL, esperamos que as devidas providências sejam tomadas. Fui eleita democraticamente e quero ser respeitada para exercer meu mandato. Seguirei firme na luta", tuitou.

Mais cedo, o PSOL de Niterói havia divulgado uma nota que foi criticada por ser branda demais com o vereador.

Na quarta-feira, durante uma discussão, Gomes apontou o dedo no rosto da vereadora e ordenou que Verônica calasse a boca. Ele chegou a perguntar se Verônica deseja ser homem porque, neste caso, iria tratá-la como homem. O vereador do PSOL avançou na direção da parlamentar e teve que ser contido por outros colegas.

Além do registro de ocorrência, Lima vai abrir uma representação oficial contra Paulo Eduardo por quebra de decoro parlamentar. A investida de Gomes contra Verônica aconteceu durante a reunião sobre o Projeto de Lei nº 85/2019 da parlamentar, que dispõe sobre políticas de proteção dos direitos da pessoa com autismo.

“Eu fui vítima de um ato de homofobia, de machismo, de intimidação e desculpas não vai pagar o que vossa excelência me fez”, disse Lima na tribuna após "pedido de desculpas" de Gomes, revelando que foi a primeira vez que chorou no legislativo nitoriense. “Chorei de dor, porque é feio ver uma pessoa como vossa excelência dizer hipocritamente no microfone que é defensor da esquerda. Vossa excelência é um hipócrita”, disse.

Segundo ela, essa não foi a primeira vez que o colega tentou constrangê-la.

https://twitter.com/julianopsol/status/1413166720957747212
https://twitter.com/VeronicaLimaVe/status/1413176601169309707