#Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de janeiro de 2019, 17h16

“Preto, favelado, LGBT”: Conheça David Miranda, substituto de Jean Wyllys na Câmara

Sob ameaças, Jean Wyllys abrirá mão de seu mandato mas a luta pelos direitos LGBT na Câmara continuará tendo representante: David Miranda (PSOL), primeiro vereador gay do Rio de Janeiro, assumirá como deputado

Foto: Reprodução/Facebook

O defesa dos direitos da população LGBT continuará tendo representante no Congresso mesmo com o anúncio de Jean Wyllys (PSOL-RJ) de que abandonará seu mandato e deixará o país. O suplente de Wyllys, que assumirá seu mandato na Câmara, é o vereador David Miranda (PSOL-RJ) que, como ele mesmo se descreve, é “preto, favelado e LGBT”.

Assim como Jean, Miranda é homossexual e ativista da causa LGBT. Em 2016, ele foi o primeiro vereador gay a ser eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Nascido na favela do Jacarezinho, David Miranda era amigo da vereadora Marielle Franco, assassinada no ano passado, e tem forte proximidade com o movimento negro.

Jornalista, Miranda tem 33 anos e é casado, desde 2005, com o também jornalista norte-americano Glenn Greenwald, do The Intercept, com quem tem dois filhos adotivos.

Pelo Twitter, Glenn Greenwald comentou sobre o anúncio de Jean Wyllys e o novo desafio de seu companheiro. “O substituto de Jean Wyllys para o Congresso é meu marido, David Miranda. A saída de Jean significa que David se tornará o único LGBT em todo o Congresso na era de Bolsonaro. Conforme Jean sempre fez, David está muito pronto para lutar”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum