Prévias do PSDB: Eduardo Leite acusa Doria de compra de votos

A disputa no ninho tucano tem sido marcada por rachas e confusões; o pleito foi adiado por conta de instabilidades no aplicativo de votação

Eduardo Leite e João Doria, pré-candidatos do PSDB - Foto: Rodger Timm/Governo do RSCréditos: Governo do RS/Flickr
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que disputa as prévias do PSDB para decidir quem será o candidato do partido à Presidência da República, acusou nesta segunda-feira (22), seu oponente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de comprar votos.

"Não há nenhuma denúncia de tentativa de compra de votos do nosso lado, nenhuma denúncia de pressão política, nenhuma denúncia de que tenhamos exonerado pessoas por não nos apoiar. Do outro lado, nós vemos isso, denúncia de compra de votos, pressões indevidas, suspensão de filiações e demissão de pessoas", afirmou Leite.

Leite diz ainda que Doria "fala até em expurgar pessoas do partido, é um tipo de conduta que busca comandar aquilo que interessa para ele. Os que não estiverem alinhados que saíam da frente do caminho".

O coordenador de campanha de Doria nas prévias, Wilson Pedroso, afirmou que "as infundadas acusações da campanha de Eduardo Leite demonstram o desespero de quem prevê a derrota". Segundo ele, Leite "trabalha para melar as prévias".

Rachas e confusões

A prévia do partido foi marcada por rachas e confusões, entre elas instabilidades no aplicativo de votação. O pleito, que deveria ser encerrado às 18h deste domingo, foi adiado. Doria e Virgílio querem que a disputa seja retomada no próximo domingo (28). A fundação que fez app das prévias do PSDB diz estar investigando problema.

O governador de São Paulo disse durante a entrevista que o PSDB vai passar por um processo de “depuração”. Ele citou os nomes de integrantes importantes da sigla que não conseguiram votar, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os senadores José Serra e Mara Gabrili, e o próprio Virgílio.

“Não é possível nem razoável imaginar que essas pessoas não tenham direito de exercer seu voto, e fazê-lo no próximo domingo. Não há razão para adiar as prévias do PSDB, exceto por aqueles que querem melar as prévias do PSDB. Fora disso, quem quer fazer democracia, não tem medo do voto”. 

Única palavra e única atitude

Sobre a relação com Eduardo Leite, Doria afirmou que o governador gaúcho vem mudando de posição. “É preciso ter uma única palavra e uma única atitude. Não é razoável você ter uma atitude, e 10 minutos depois ter outra, meia hora depois outra. Só há uma atitude. É fazer com que as prévias que não foram concluídas hoje sejam concluídas no próximo domingo. Não há outra alternativa”. 

Notícias relacionadas