Primeiro a se encontrar com Lula em Brasília é Marcelo Freixo, do PSOL

O deputado federal é um dos nomes cogitados ao governo do Rio e sua ida ao PT faz parte das especulações

O ex-presidente Lula desembarcou em Brasília na manhã desta segunda-feira (3) para cumprir uma agenda de reuniões com congressistas e lideranças políticas. Um dos objetivos da viagem do ex-líder sindical, segundo o PT, é articular a retomada do auxílio emergencial a R$ 600.

Logo no primeiro dia na capital federal, Lula se reuniu com o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Nos bastidores do meio político, especula-se que Freixo se filiaria ao PT para disputar o governo do Rio de Janeiro. Em 2020, na disputa pela prefeitura da capital fluminense, uma chapa entre Benedita da Silva e o deputado chegou a ser ensaiada, mas não se concretizou.

“Já em Brasília. Acabo de me encontrar com companheiro @MarceloFreixo. Conversamos sobre o futuro do Rio de Janeiro e do Brasil. E sobre a urgência do auxílio emergencial de R$ 600 pra combater o avanço da fome e a volta da miséria no nosso país”, escreveu o ex-presidente em suas redes sociais, junto a uma foto da reunião.

O psolista, por sua vez, compartilhou a mesma foto com a seguinte mensagem: “Estive com @LulaOficial em Brasília para falar da construção de um projeto para resgatar o Brasil e o RJ. Hora de somarmos esforços para garantirmos a todos os brasileiros vacina no braço, comida no prato e esperança no futuro”.

O ex-prefeito e candidato à presidência pelo PT em 2018, Fernando Haddad, acompanha Lula em suas agendas em Brasília. No encontro desta segunda-feira, também esteve presente a deputada Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, além de outros parlamentares petistas. O candidato do partido à prefeitura de São Paulo em 2020, Jilmar Tatto, também acompanha Lula e Haddad na viagem.

Durante sua estadia em Brasília, Lula deve, além de outros políticos da esquerda e do chamado “centro democrático”, se encontrar com o embaixador russo no Brasil, Alexey Kazimirovitch Labetskiy, para falar sobre a Sputnik V, vacina contra a Covid que foi desaprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e também com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que estaria de saída da Rede para se filiar ao PT e se candidatar ao governo do Espírito Santo em 2022.

Notícias relacionadas

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR