Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez celebra encontro com Lula nas redes

Na reunião, Lula e Sánchez trataram de temas como a situação da pandemia, as mudanças climáticas e a recuperação econômica

Lula e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (Foto: Twitter/Pedro Sanchez)
Escrito en POLÍTICA el

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, celebrou nas redes sociais o encontro com o ex-presidente Lula, que esteve na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio de Moncloa, em Madri.

"Espanha e Brasil compartilham fortes laços estruturais e permanentes em diferentes áreas. Hoje, encontrei-me com o seu ex-presidente, @LulaOficial, para tratar de vários assuntos de interesse comum, como a situação da pandemia, as mudanças climáticas e a recuperação econômica", tuitou Sánchez com fotos com o petista.

https://twitter.com/sanchezcastejon/status/1461621037242716160

O encontro com o líder espanhol é o último compromisso de Lula em seu giro pela Europa.

A viagem de Lula (PT) à Europa se tornou um dos principais assuntos políticos da semana. O ex-presidente tem mostrado que ainda possui forte prestígio internacional e, inevitavelmente, suas agendas com importantes lideranças políticas têm sido comparadas com o isolamento do presidente Jair Bolsonaro no mundo, especialmente na União Europeia.

Viagem de estadista

Desde que chegou ao Velho Continente, na última semana, Lula teve mais encontros com lideranças políticas do que Bolsonaro teve, por exemplo, durante toda a sua passagem por Nova York para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocasião em que, para muitos, o presidente passou vergonha. O ex-mandatário, durante as agendas, não tem economizado críticas ao governo, denunciando o negacionismo do titular do Planalto no âmbito da pandemia, a volta da fome no Brasil e a antipolítica ambiental do chefe do Executivo.

O petista, logo nos primeiros dias de viagem, se reuniu e arrancou elogios do provável futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, discursou e foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu, tendo se reunido ainda com a vice-presidente da casa legislativa, teve uma recepção calorosa na França, onde foi agraciado com o prêmio Coragem Política, da revista Politique Internationale, e almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Encontro com Macron

O ápice da viagem, no entanto, se deu ao encontrar, para além das lideranças regionais, um chefe de Estado: Emmanuel Macron, presidente da França, que por sinal é desafeto de Bolsonaro. O ex-presidente brasileiro foi recebido com pompa pelo mandatário francês, com direito a honrarias e marcha da Garde Républicaine, protocolo típico utilizado para receber chefes de Estado. Lula ainda tem reunião marcada com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Enquanto tudo isso acontecia, Bolsonaro passeava com uma grande comitiva nos Emirados Árabes, onde, sem reuniões importantes, chegou a fazer uma “motociata”. Isso pouco depois de ir à Itália e ficar “perdido” no âmbito da reunião do G20.