Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de outubro de 2018, 15h18

Primeiro senador gay a se eleger tira a vaga de Magno Malta, aliado de Bolsonaro

Fabiano Contarato (Rede) foi o senador mais votado do Espírito Santo; homossexual, Contarato derrotou Magno Malta (PR), conhecido por suas posições conservadoras e aliado de Jair Bolsonaro (PSL)

Reprodução

O Brasil acaba de eleger seu primeiro senador assumidamente homossexual: Fabiano Contarato, da Rede. Professor, ativista dos direitos humanos e ex-delegado da Polícia Civil, o senador se elegeu pelo estado do Espírito Santo com 1.117.036 votos, o que equivale a 31,15% do total.

Casado e pai de duas crianças, Contarato, com sua expressiva votação, acabou tirando a vaga do candidato à reeleição Magno Malta (PR), aliado de Jair Bolsonaro (PSL), que chegou a ser cogitado para ser vice do capitão da reserva, e que é conhecido por suas posições conservadoras e contra os direitos da população LGBTI.

“Eu vou honrar o número de votos. Vou ser o senador que vai representar o Espírito Santo para reduzir a desigualdade social. Vou fazer cumprir o que está na Constituição”, afirmou o político em entrevista logo após o término da apuração.

Nas redes sociais, internautas comemoraram a eleição de Contarato e a derrota de Magno Malta.

Veja também:  Merkel se une a Macron para levar incêndios na Amazônia ao G7: "Perigo para o mundo"

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum