Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2018, 09h37

Processo de Lula contra Dallagnol por danos morais é julgado nesta quarta-feira

Na ação de indenização, a defesa de Lula alegou que Dallagnol agiu de maneira abusiva e ilegal ao utilizar o PowerPoint que o retratava como o principal personagem do esquema de corrupção na Petrobras

O powerpoint de Dallagnol. Foto: Reprodução

O recurso de Lula em que ele pede R$ 1 milhão por danos morais a Deltan Dallagnol será julgado nesta quarta-feira (5) pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP).

A ação foi movida por causa da entrevista coletiva que o procurador deu à imprensa usando um power point para explicar denúncias contra Lula.

Na ação de indenização, a defesa de Lula alegou que Dallagnol agiu de maneira abusiva e ilegal em rede nacional, ao utilizar o PowerPoint que o retratava como o principal personagem do esquema de corrupção na Petrobras. Além disso, segundo a ação, a estrutura da apresentação feita pela Força Tarefa foi fielmente copiada de um processo que tramitou pela Justiça dos Estados Unidos, tendo o membro local do Ministério Público utilizado da mesma estratégia para postular a condenação do acusado.

“No caso usado como referência (“State of Washington x Edward Michael Glasmann”), a Suprema Corte Estadunidense anulou a decisão condenatória e determinou que o acusado fosse submetido a novo julgamento, justamente pela indevida utilização dos slides, abalando a presunção de inocência do acusado e impedindo que o réu exerça o direito constitucional do “fair trial” (julgamento justo) e do “due process of law” (devido processo legal), diz a defesa na ação.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum