Processo de Moro contra Lula com base na Lei de Segurança Nacional deve ser arquivado, diz MPF

Moro pediu abertura da investigação com base na lei da ditadura a mando de Jair Bolsonaro após Lula dizer que o presidente "governa para milicianos"

Lula (Foto: Adonis Guerra/Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério Público Federal (MPF) enviou parecer à Justiça pedindo o arquivamento do inquérito aberto a pedido de Sérgio Moro, quando ocupava o Ministério da Justiça, para investigar o ex-presidente Lula com base na Lei de Segurança Nacional.

Moro pediu abertura da investigação com base na lei da ditadura a mando de Jair Bolsonaro após Lula dizer que o presidente "governa para milicianos".

"Tem gente que fala que tem de derrubar o Bolsonaro. Tem gente que fala em impeachment. Veja, o cidadão foi eleito. Democraticamente, aceitamos o resultado da eleição. Esse cara tem um mandato de quatro anos. Mas ele foi eleito para governar para o povo brasileiro, e não para governar para os milicianos do Rio de Janeiro”, disse Lula em seu discurso em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, após deixar a prisão.

Segundo coluna de Mônica Bergamo, na edição desta terça-feira (19) da Folha de S.Paulo, o MPF considerou que a fala de Lula não ameaçava a integridade nacional, a soberania, a democracia, nem o chefe do Executivo, que são os crimes previstos na Lei de Segurança Nacional.

O procurador Mario Alves Medeiros afirmou ainda que as falas de Lula fizeram “mera menção a fatos amplamente noticiados pela imprensa brasileira, a respeito de supostas ligações entre a família do presidente [Bolsonaro] e integrantes de grupos de milícia” do Rio.

“Simples pesquisa na internet revela um sem-número de publicações alusivas a esses possíveis vínculos”, diz o procurador.