O que o brasileiro pensa?
19 de maio de 2020, 07h23

Processo de Moro contra Lula com base na Lei de Segurança Nacional deve ser arquivado, diz MPF

Moro pediu abertura da investigação com base na lei da ditadura a mando de Jair Bolsonaro após Lula dizer que o presidente "governa para milicianos"

Lula (Foto: Adonis Guerra/Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

O Ministério Público Federal (MPF) enviou parecer à Justiça pedindo o arquivamento do inquérito aberto a pedido de Sérgio Moro, quando ocupava o Ministério da Justiça, para investigar o ex-presidente Lula com base na Lei de Segurança Nacional.

Moro pediu abertura da investigação com base na lei da ditadura a mando de Jair Bolsonaro após Lula dizer que o presidente “governa para milicianos”.

“Tem gente que fala que tem de derrubar o Bolsonaro. Tem gente que fala em impeachment. Veja, o cidadão foi eleito. Democraticamente, aceitamos o resultado da eleição. Esse cara tem um mandato de quatro anos. Mas ele foi eleito para governar para o povo brasileiro, e não para governar para os milicianos do Rio de Janeiro”, disse Lula em seu discurso em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, após deixar a prisão.

Segundo coluna de Mônica Bergamo, na edição desta terça-feira (19) da Folha de S.Paulo, o MPF considerou que a fala de Lula não ameaçava a integridade nacional, a soberania, a democracia, nem o chefe do Executivo, que são os crimes previstos na Lei de Segurança Nacional.

O procurador Mario Alves Medeiros afirmou ainda que as falas de Lula fizeram “mera menção a fatos amplamente noticiados pela imprensa brasileira, a respeito de supostas ligações entre a família do presidente [Bolsonaro] e integrantes de grupos de milícia” do Rio.

“Simples pesquisa na internet revela um sem-número de publicações alusivas a esses possíveis vínculos”, diz o procurador.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum