Procuradora Thaméa Danelon exclui perfil do Twitter após revelação de elo entro FBI e Lava Jato

Mensagens vazadas mostram conversa da procuradora com Deltan Dallagnol sobre uma ida a Washington para dar curso ao FBI sobre a Lava Jato

Após publicação de reportagem nesta quarta-feira (1º) que revelou a proximidade da agente do FBI, Leslie Rodrigues Backschies, com membros da Lava Jato, a procuradora Thaméa Danelon, ex-coordenadora da força-tarefa em São Paulo, deletou seu perfil no Twitter.

Leia também: Vaza Jato: “Vimos presidentes derrubados no Brasil”, diz agente do FBI que tinha “total conhecimento” da Lava Jato

Reportagem do site The Intercept, em parceira com a Agência Pública, revelou que Leslie Rodrigues Backschies foi designada para acompanhar a Lava Jato que, sob o comando de Deltan Dallagnol, deu a araponga dos Estados Unidos “total conhecimento” das investigações.

Segundo conversas obtidadas pela Vaza Jato, a agente estadunidense era tratada com status de “super star” pelos procuradores da Lava Jato, que tinham relação direta com o FBI.

Em outubro de 2015, por exemplo, depois de cortejar Leslie em envento com procuradores em São Paulo meses antes, Thaméa conversou com Dallagnol sobre sua ida a Washington para dar um curso ao FBI sobre a Lava Jato.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR