PSB lança pré-candidatura de Beto Albuquerque no RS e quer apoio do PT

O partido pretende vencer o bolsonarismo no estado, que pode ter mais de um candidato alinhado com o atual presidente

Foto: Humberto Pradera/PSB Nacional
Escrito en POLÍTICA el

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai lançar no sábado (4) a pré-candidatura do advogado e ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do Rio Grande do Sul. O partido busca o apoio do PT para a empreitada no estado.

“É para frente que a gente anda, e é para frente que o Rio Grande do Sul tem de andar. Não é só comemorando façanhas passadas que vamos avançar no tempo e gerar esperanças. Com criatividade, podemos, sem dúvida, pavimentar o caminho para o futuro com melhores condições para o Rio Grande”, disse Albuquerque ao Correio do Povo.

O objetivo do PSB com Beto Albuquerque é conseguir derrotar o bolsonarismo no Rio Grande do Sul. O estado é governado por Eduardo Leite (PSDB) e tem já como pré-candidato o senador Luis Carlos Heinze (PP). Heinze faz parte da tropa de choque bolsonarista na CPI do Genocídio. O ministro do Trabalho de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM), também pode concorrer.

Segundo o portal Socialismo Criativo, a direção nacional do PSB espera conseguir o apoio do PT no Rio Grande do Sul para consolidar apoio à possível candidatura do ex-presidente Lula. Além disso, Pernambuco e Espírito Santo estariam no "pacote".

Apesar de sinalizar que pode priorizar a aliança nacional, o PT avalia também candidatura própria, encabeçada pelo deputado estadual Edegar Pretto.