Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de maio de 2018, 18h08

PSDB divulga gráfico fake sobre intenções de voto em Doria

Na pesquisa eleitoral que baseou o gráfico, Doria tem 22% das intenções, mas a barra da porcentagem do tucano chega ao eixo de 90%, em uma clara tentativa de manipular o eleitor. Brancos e nulos, inclusive, representam quase o dobro das intenções de voto em Doria

A página oficial do Diretório Estadual do PSDB de São Paulo no Facebook divulgou, na tarde desta terça-feira (29), um gráfico fake sobre uma pesquisa eleitoral para o governo do estado.

O gráfico, baseado em uma pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (28), mostra o pré-candidato tucano, João Doria, liderando as intenções de voto como 22%. Acontece que a barra que deveria representar os 22% chega ao eixo dos 90%, em uma clara tentativa de manipular o eleitor para que ele tenha a impressão que Doria está muito mais à frente de seus adversários do que realmente está.

A manipulação fica ainda mais grotesca quando é observada a porcentagem daqueles que dizem que votarão em branco ou nulo. A porcentagem é de 40%, quase o dobro das intenções de voto em Doria, mas a barra que representa tal porcentagem não chega nem na metade da barra que representa as intenções de voto no tucano.

A manipulação não passou em branco e, nos comentários da postagem, internautas ironizaram. “Não sabe fazer um gráfico, imagina governar São Paulo”, escreveu um.

Confira.

Reprodução/Facebook


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum