Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de Maio de 2018, 18h08

PSDB divulga gráfico fake sobre intenções de voto em Doria

Na pesquisa eleitoral que baseou o gráfico, Doria tem 22% das intenções, mas a barra da porcentagem do tucano chega ao eixo de 90%, em uma clara tentativa de manipular o eleitor. Brancos e nulos, inclusive, representam quase o dobro das intenções de voto em Doria

A página oficial do Diretório Estadual do PSDB de São Paulo no Facebook divulgou, na tarde desta terça-feira (29), um gráfico fake sobre uma pesquisa eleitoral para o governo do estado.

O gráfico, baseado em uma pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (28), mostra o pré-candidato tucano, João Doria, liderando as intenções de voto como 22%. Acontece que a barra que deveria representar os 22% chega ao eixo dos 90%, em uma clara tentativa de manipular o eleitor para que ele tenha a impressão que Doria está muito mais à frente de seus adversários do que realmente está.

A manipulação fica ainda mais grotesca quando é observada a porcentagem daqueles que dizem que votarão em branco ou nulo. A porcentagem é de 40%, quase o dobro das intenções de voto em Doria, mas a barra que representa tal porcentagem não chega nem na metade da barra que representa as intenções de voto no tucano.

A manipulação não passou em branco e, nos comentários da postagem, internautas ironizaram. “Não sabe fazer um gráfico, imagina governar São Paulo”, escreveu um.

Confira.

Reprodução/Facebook


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum