PSDB e DEM estão entre os partidos mais alinhados com Bolsonaro na Câmara

No campo da oposição, PDT e PSB possuem quase 50% de alinhamento com o governo; apenas PSOL, PT e PCdoB votam contra o governo em mais de dois terços das votações

Jair Bolsonaro abraçado com o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio | Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento divulgado pelo Congresso em Foco nesta quarta-feira (30) expôs o nível de alinhamento dos 24 partidos que possuem representação na Câmara dos Deputados com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Metade deles aparece com mais de 90% de alinhamento e apenas três com menos de um um terço.

DEM, PSDB e MDB integram a lista dos 12 mais alinhados, apesar de posarem, muitas vezes, como independentes. A lista dos 90% tem ainda PSL, Patriota, PSC, Novo, PP, Republicanos, PL, PSD e PTB. No total, 318 parlamentares compõem o bloco.

Em um grupo intermediário, com nível de apoio entre 50% e 90% - ou seja, apoiando mais o governo do que a oposição -, aparecem seis legendas, com 52 deputados: Solidariedade (89% de alinhamento), Cidadania (87%), Podemos (77%), Pros (75%), Avante (74%) e PV (68%). Chama atenção o percentual do Cidadania, ex-PPS, que se coloca como contrário ao governo Bolsonaro.

Oposição

No campo da oposição aparecem também seis partidos, mas com uma divisão percentual evidente. PDT (48%) e PSB (47%) são as legendas opositoras mais alinhadas com o governo, seguido pela Rede (36%). PSOL (15%), PT (20%) e PCdoB (30%) são os únicos partidos que possuem alinhamento abaixo de 33% (um terço). Os oposicionistas são 131.

O levantamento foi produzido com base em 347 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020.

Confira aqui o levantamento detalhado

Temas