PSDB ignora denúncias da Lava Jato e rejeita processo interno contra Serra

Cúpula tucana estaria levando em conta a "condição debilitada" do senador, que tem 78 anos e não aspira protagonizar mais nenhuma disputa eleitoral. Para PSDB, caso de Serra também difere do de Aécio Neves, que teve processo interno arquivado

Aécio Neves e José Serra (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

Alvo da operação Revoada da Polícia Federal e denunciado pela Lava Jato por lavagem internacional de dinheiro junto com a filha, Verônica, o senador José Serra vem recebendo a solidariedade da cúpula do PSDB, que não colocou em pauta e rejeita qualquer processo contra o ex-governador de São Paulo no Conselho de Ética do partido - que arquivou processo contra o deputado Aécio Neves no caso JBS.

Leia também: Jornal Nacional faz reportagem “tímida” sobre operação contra Serra

Ao jornal O Globo, os tucanos dizem que o caso de Serra é "diferente" do de Aécio - que foi flagrado numa conversa com o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, pedindo dinheiro - pois não apresenta provas de envolvimento direto dele no crime de lavagem de dinheiro. Aécio enfrentou processo, que foi arquivado antes mesmo de ser apreciado pelo colegiado tucano.

O PSDB tem poupado Serra ainda em razão da idade - o senador tem 78 anos - e, segundo o jornal, apresentar "uma condição física debilitada". "Ele já caminha com alguma dificuldade, tem a audição um pouco prejudicada e teve câncer na próstata em 2018", diz a reportagem.

Também pela idade, Serra não aspira o protagonismo em outras disputas eleitorais e não incomodaria figuras como o governador paulista João Doria, que mira o Palácio do Planalto em 2022.