O que o brasileiro pensa?
17 de janeiro de 2020, 15h41

PSDB pega onda no nazismo de ex-secretário de Bolsonaro e tira frase do contexto para atacar Lula

Frase distorcida de uma entrevista de 1979 viraliza mais uma vez e é desmentida

Reprodução

Após o abjeto vídeo nazista publicado pelo agora ex-secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, que foi repudiado até por figuras esdrúxulas como o auto intitulado filósofo e guru Olavo de Carvalho, o PSDB saiu novamente do ostracismo para fazer comentários desonestos nas redes sociais.

Dessa vez o alvo foi o ex-presidente Lula. O Twitter oficial do partido compartilhou, nesta sexta-feira (17), uma informação falsa que já viralizou e foi desmentida diversas vezes, de que o petista teria declarado que admirava Hitler.

A admiração pelo nazismo não é exclusividade de alguns da cúpula desse governo… pic.twitter.com/uIiqNy9F0o

Lula nunca disse que admirava as ideias de Hitler. A distorção vem de uma entrevista que Lula deu para a revista Playboy há 40 anos, em 1979.

O que o então líder sindical disse, antes mesmo da criação do Partido dos Trabalhadores, em meio a uma conversa descontraída, foi o seguinte:

Playboy – Há alguma figura de renome que tenha inspirado você? Alguém de agora ou do passado?
Lula [pensa um pouco]- Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil (…). Um cara que me emociona muito é o Gandhi (…). Outro que eu admiro muito é o Che Guevara, que se dedicou inteiramente à sua causa. Essa dedicação é que me faz admirar um homem.
Playboy – A ação e a ideologia?
Lula – Não está em jogo a ideologia, o que ele pensava, mas a atitude, a dedicação. Se todo mundo desse um pouco de si como eles, as coisas não andariam como andam no mundo. (…)
Playboy – Alguém mais que você admira?
Lula [pausa, olhando as paredes] – O Mao Tse-Tung também lutou por aquilo que achava certo, lutou para transformar alguma coisa.
Playboy – Diga mais…
Lula – Por exemplo… O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.
Playboy – Quer dizer que você admira o Adolfo?
Lula – [enfático] Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as idéias dele, a ideologia dele.”

A jornalista Barbara Gancia respondeu ao tweet do partido:

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum