PSL e partidos do centrão fazem "copia e cola" em atas sobre fundo eleitoral

A Folha de S. Paulo revelou que o partido que elegeu Jair Bolsonaro à presidência teria copiado trechos de ata do PL

Luciano Bivar | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Quatro partidos que compõem o chamado centrão no Congresso Nacional estariam envolvidos em uma polêmica que levanta suspeitas de fraudes na definição de critérios de distribuição do fundo eleitoral, fonte de financiamento para os candidatos às eleições de 2020.

Reportagem de Ranier Bragon, da Folha de S. Paulo, teve acesso a atas de reuniões de partidos que aparecem com trechos idênticos a de outras legendas - o que, segundo o periódico, indica possível fraude nas exigências legais.

Entre os partidos envolvidos está o PSL, que elegeu o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. A ata da reunião sobre distribuição de recursos comandada pelo presidente nacional da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), em junho, possui trechos muito similares à do PL, realizada um mês antes. Até mesmo erros de gramática se repetem.

A Folha destaca o esquema de candidaturas laranjas que teria sido montado pelo partido nas eleições de 2018, com altos repasses de verbas a candidaturas que não foram competitivas.

No caso de PMB e Solidariedade, a semelhança é ainda maior: foram usadas as mesmas 79 palavras nas resoluções em que os partidos estabelecem critérios de distribuição de seus recursos. O Solidariedade entregou a resolução em 8 de junho, enquanto o PMB o fez em 30 de junho.

Confira:

Trecho de ata do PL | Reprodução/Folha de S. Paulo
Trecho de ata do PSL | Reprodução/Folha de S. Paulo
Trecho de ata do PMB | Reprodução/Folha de S. Paulo

Com informações da Folha de S. Paulo