#Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 20h36

PSL, partido de Bolsonaro, quer aposentar Rosa Weber e Lewandowski antes do previsto

Em guerra contra o STF, vice-líder do governo no Congresso quer reduzir idade mínima de aposentadoria e dar a Bolsonaro o poder de indicar mais ministros para a Corte

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A  deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) pretende revogar a chamada “PEC da Bengala”, que aumentou a idade obrigatória de aposentadoria de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para 75 anos, e possibilitar que o presidente Jair Bolsonaro indique mais dois novos magistrados para a Corte.

Com a idade de aposentadoria compulsória atual, Bolsonaro já terá que indicar dois integrantes para o STF. Celso de Mello completa 75 anos 2020 enquanto Marco Aurelio Mello o faz em 2021. O presidente e aliados já contam com essas vagas e possíveis substitutos já começam a disputar, como o juiz federal Marcelo Bretas e o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Caso o Congresso apoie a medida de Kicis, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber também teriam que deixar a Suprema Corte. Os dois já completaram 71 anos e, com a revogação da PEC aprovada em 2015, a idade obrigatória cai para 70 anos.

Segundo a congressista, em conversa com Felipe Moura do O Globo, o projeto “é fruto de uma insatisfação da população em relação ao ativismo do Supremo”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum