PSOL entrará com ação no STF contra autonomia do Banco Central

Deputado Ivan Valente convidou outros partidos da oposição a apoiarem a iniciativa conjunta contra “a captura do futuro do país pelas mãos dos banqueiros”

O projeto de lei que confere a autonomia do Banco Central com relação ao governo federal, aprovado nesta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados, poderá ter que enfrentar um novo obstáculo: além do Legislativo, poderia haver um novo trâmite também no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), em tuíte publicado nesta mesma noite de quarta, a autonomia do Banco Central “significa a captura do futuro do país pelas mãos dos banqueiros”.

O parlamentar contou que a iniciativa se baseará em um “vício de origem” do projeto de lei que tramita no Congresso. “O texto deveria vir do Executivo”, explicou.

Valente também convidou outros partidos da oposição à formação de uma frente para questionar o projeto no STG. “Entraremos com ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pelo PSOL ou em ação conjunta com outros partidos”, afirmou o deputado.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR