PSOL entrará com ação no STF contra autonomia do Banco Central

Deputado Ivan Valente convidou outros partidos da oposição a apoiarem a iniciativa conjunta contra “a captura do futuro do país pelas mãos dos banqueiros”

Ivan Valente, do PSol (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O projeto de lei que confere a autonomia do Banco Central com relação ao governo federal, aprovado nesta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados, poderá ter que enfrentar um novo obstáculo: além do Legislativo, poderia haver um novo trâmite também no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), em tuíte publicado nesta mesma noite de quarta, a autonomia do Banco Central “significa a captura do futuro do país pelas mãos dos banqueiros”.

https://twitter.com/IvanValente/status/1359684494631002117

O parlamentar contou que a iniciativa se baseará em um “vício de origem” do projeto de lei que tramita no Congresso. “O texto deveria vir do Executivo”, explicou.

Valente também convidou outros partidos da oposição à formação de uma frente para questionar o projeto no STG. “Entraremos com ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pelo PSOL ou em ação conjunta com outros partidos”, afirmou o deputado.